Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

article image

Veriza: a fintech brasileira que desbrava mercado inédito

O mercado de fintechs - cada vez mais específico - ainda tem áreas com pouca concorrência e muita oportunidade. Saiba mais sobre a Veriza e o segmento em que ela atua.

Por Victor Marques

As fintechs brasileiras estão fazendo barulho: recebendo investimentos cada vez maiores – de players gigantes como Warren Buffett e Goldman Sachs – e com uma tendência de hiperespecialização, ou seja, cada fintech resolve um problema específico de um setor. Com tantas fintechs, pode parecer que ainda não há mercados inexplorados, com oportunidades vastas, que não tenham sido revolucionados pelas fintechs. Mas isso não é verdade, conheça um setor que ainda não era atendido pelas fintechs.

MICROCRÉDITO

Fintechs de crédito e bancos tradicionais não costumam olhar para microempreendedores, assim muitos deles acabam pagando altas taxas de juros ou não conseguem crédito. Segundo o IBGE, há mais de 30 milhões de empreendedores informais no Brasil, a maioria possui dificuldades em conseguir crédito com taxas justas ou mesmo seguras, com muitos recorrendo a empréstimos informais – com altos riscos e altas taxas.

A Veriza é uma fintech que propõe resolver isso de maneira inteligente: com microcrédito em grupo. É simples: 3 pessoas se juntam para otimizar a análise de crédito e reduzir as taxas. Com o incentivo - chamado de aval solidário - de ter mais pessoas no empréstimo, há uma inadimplência e taxas de juros significativamente menores que em outras modalidades.

MERCADO

A Veriza está em um oceano azul: não há fintechs atuando no segmento de crédito para microempreendedores informais, especialmente utilizando o aval solidário para reduzir as taxas e aumentar o acesso ao crédito. Com milhões de microempreendedores informais, com pouco ou nenhum histórico no sistema financeiro, os grandes bancos e até mesmo as fintechs ainda não enxergam esse público.

As oportunidades, no entanto, são imensas: um banco regional do Nordeste oferece microcrédito limitado à sua região de atuação e emprestou mais de R$ 12 bilhões para microempreendedores apenas em 2020. 

Com a solução totalmente digital da Veriza, que ocorre através de um app, é possível garantir um empréstimo de forma fácil, desburocratizada, rápida, com taxas menores - comparadas ao empréstimo individual – e ainda atender empreendedores de todo o Brasil.

App da Veriza permite simular o empréstimo em grupo, totalmente online. (Foto: Veriza/Divulgação).

POR QUE IMPORTA?

Conseguir crédito com taxas atrativas é tarefa complicada para empreendedores menores - especialmente os informais - que ainda sofrem com a falta de interesse por parte dos bancos tradicionais em oferecer crédito a eles. 

Da mesma forma que os desbancarizados acessam serviços financeiros pela primeira vez através de fintechs, a tendência de PMEs acessarem crédito através delas é crescente. Pelo menos 25% das PMEs já possuem algum tipo de relacionamento com fintechs, segundo a consultoria EY. Agora é a vez dos microempreendedores informais também terem acesso ao crédito.

Fintechs como a Veriza garantem que microempreendedores tenham acesso ao capital necessário para superar crises eventuais, acelerar o crescimento, desenvolver novos produtos ou expandir sua base de clientes.

Com o objetivo de expandir a oferta de sua solução para ainda mais empreendedores, a Veriza planeja buscar funding através de parcerias com instituições financeiras ou FDICs (fundos de direitos creditórios) e ainda receber recursos de fundos voltados para iniciativas ESG. Acelerada pela Ventures - aceleradora da Google – e pela Cotidiano, a Veriza está com rodada de investimento aberta através da CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe. Confira a oferta completa e se torne sócio de uma fintech.

Invista em startups com a CapTable

Ícone de um envelopeLogo StartSe

Receba nosso resumo diário com o que realmente importa!

Inovação e negócios em 5 minutos ou menos para que você não fique para trás

Carregando formulário...