Inicio

Artigos

Aulas

Cursos

Eventos

Em breve

Programas

Em breve

Podcasts

Em breve

Web Séries

Inicio

Artigos

Aulas

Cursos

Eventos

Em breve

Programas

Em breve

Podcasts

Em breve

Web Séries

Meu Perfil

Sair

Notificações

Nenhuma notificação para mostrar

Favoritos

Nenhum item foi favoritado

Por que o IPO do Airbnb foi o maior dos EUA em 2020?

Por Tainá Freitas

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia da COVID-19. Com a quarentena, lockdown e fechamento de fronteiras de países, viajar deixou, por um tempo, de ser uma possibilidade (ainda que fosse um grande desejo!). De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a receita deste mercado pode ter caído US$ 910 bilhões no mundo inteiro em 2020.

Por isso, foi um choque quando a abertura de capital do Airbnb, uma startup de hospedagem, foi o maior dos Estados Unidos em 2020. Durante este período difícil, a companhia demitiu 25% de seus funcionários – cerca de 1.900 pessoas. Brian Chesky, fundador e CEO da empresa, escreveu uma carta emocionante sobre o acontecimento.

A capacidade de adaptação foi um fator marcante para que a empresa fizesse uma volta por cima. Entre tentativas e erros, o Airbnb conquistou a confiança dos investidores a tempo da abertura de capital. Um dia após a abertura – que aconteceu em 10 de dezembro -, a startup já valia mais que o Marriot e Hilton juntos.

Um dos fatores que pode ter auxiliado a ganhar esta confiança é que, diferente de empresas como a Uber, o Airbnb se tornou uma companhia lucrativa antes do IPO. Além disso, no terceiro trimestre do ano, enquanto concorrentes como Expedia e Booking tiveram queda de receita de 58% e 48%, respectivamente, a do Airbnb foi de apenas 18%.

Piero Franceschi e Felipe Giannetti, da StartSe, fizeram uma análise da situação e de como o Airbnb se destacou em 2020. Dá o play no vídeo:

O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.