Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a dona do ChatGPT abriu seu primeiro escritório na Ásia?

Empresa escolheu Tóquio por ser uma região que tem se tornado referência em inovação e tecnologia

Por que a dona do ChatGPT abriu seu primeiro escritório na Ásia?

Reprodução OpenAI

, jornalista

4 min

15 abr 2024

Atualizado: 15 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou a abertura de seu primeiro escritório na Ásia, localizado em Tóquio, no Japão.

O motivo? A escolha de Tóquio como sede não é coincidência; a cidade está se estabelecendo como um centro de referência para investimentos em inovação e tecnologia.

Detalhes: em outras palavras, a companhia marca presença em uma região que busca, por exemplo, retomar a liderança na fabricação de chips (para você ter uma noção, no final dos anos 1980, o Japão correspondia por quase da metade da indústria global de semicondutores) ― o que tem super a ver com inteligência artificial.

Como assim?  

Imagine o cérebro como um chip para a inteligência artificial. Assim como nosso cérebro precisa de neurônios para funcionar, a IA precisa de chips poderosos para processar as informações.

Mercado bilionário: e à medida que o setor de inteligência artificial cresce (estima-se um crescimento de 35% ao ano até 2025, chegando a US$ 126 bilhões em receita de software de IA, segundo a Statista).

O que isso significa para a OpenAI? Ao se estabelecer em Tóquio, a OpenAI se aproxima de um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento de chips de IA do mundo. 

Isso pode facilitar o acesso da empresa a novas tecnologias e parcerias estratégicas, impulsionando ainda mais a inovação em inteligência artificial.

O que diz a OpenAI? "Estamos entusiasmados por estar no Japão, que tem uma rica história de pessoas e tecnologia unidas para fazer mais. Acreditamos que a IA irá acelerar o trabalho, capacitando as pessoas para serem mais criativas e produtivas, ao mesmo tempo que proporciona um amplo valor às indústrias atuais e novas que ainda não foram imaginadas", disse Sam Altman, CEO da OpenAI, em comunicado.

Afinal, um dos movimentos recentes do país: um investimento de aproximadamente US$ 3,9 bilhões na empresa Rapidus. 


O que você pode aprender com isso? A escolha estratégica da OpenAI em basear seu escritório em Tóquio como um de seus escritórios demonstra a importância de se adaptar às tendências globais e se conectar com centros de inovação. É importante estar presente em mercados emergentes e em rápida expansão para capturar oportunidades e impulsionar o crescimento.

*Artigo escrito em conjunto com a inteligência artificial generativa e revisado pelos nossos jornalistas

Leitura recomendada

Aprenda a construir projetos, estratégias e times AI com canvas, frameworks e ferramentas práticas que desenvolvemos internamente. Se inscreva para a próxima turma aqui. 

 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!