Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

article image

Mundo BANI: o que é esse conceito?

Conheça o termo de Jamais Cascio, antropólogo e futurista, que traz elementos-chave do momento atual em que vivemos no mundo — e qual a relação do conceito nos negócios.

Por Sabrina Bezerra

No final da década de 1980 surgiu o conceito Mundo VUCA. No começo, a metodologia — que significa Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade) — era usada pelo exército americano. Depois, diversas empresas passaram a adotar o termo para orientar na tomada de decisão em meio às mudanças rápidas e aceleradas pela tecnologia. Mas o Mundo Vuca (entenda mais aqui) — existente há anos — pode não funcionar na nova era em que vivemos, principalmente após a chegada da pandemia de coronavírus. É o que afirma o antropólogo Jamais Cascio. Segundo ele, um novo conceito tem ganhado espaço: o Mundo BANI. 

Quebra-cabeça, BANI

No Mundo BANI existe a fragilidade. Tudo pode mudar rapidamente -- e de forma drástica. É preciso sempre estar um passo à frente (Foto: Dimitri Otis via Getty Images)

Mas, afinal o que é Mundo BANI?

Para facilitar o entendimento, separamos por tópico. Cada letra do conceito tem um significado. Confira:


B - Brittle (Frágil)

Os últimos meses mostraram que o mundo é frágil. Tudo — até as atuais certezas — pode mudar de uma hora para a outra (seja uma nova economia, uma pandemia ou um concorrente: a lógica de mercado pode mudar a qualquer instante). Por isso, é importante sempre ter o chamado plano B (uma segunda opção) para escapar de mudanças drásticas. Em outras palavras, antecipar os possíveis problemas e ter soluções capazes de fazer o negócio continuar mesmo que esteja à beira do colapso.

A - Anxious (Ansiedade)

Uma das consequências de um mundo que está em constante mudança e (também) frágil, é a ansiedade. Por causa da falta de controle, o sentimento de insegurança e medo se fazem presente. “Um mundo ansioso é aquele em que estamos constantemente esperando que o próximo sapato caia. Ou, em um clichê mais moderno: onde todo dia apertamos F5 para atualizar as notícias e descobrir o próximo fato chocante”, diz Cascio. 

N - Nonlinear (Não-linearidade) 

Num mundo não-linear, as decisões pequenas ou grandes e as não decisões podem impactar ter consequências devastadoras. É preciso analisar com cuidado e adaptar-se o negócio às mudanças contemporâneas. Não faz mais sentido, por exemplo, fazer planejamentos de negócio de longo prazo.

I - Incomprehensible (Incompreensível)

Buscamos encontrar respostas para tudo. Por isso, muitas vezes, nos baseamos em respostas extraídas por dados. Mas nem sempre esse é o caminho correto. Já que, de acordo com Cascio, o comportamento das pessoas muda a todo instante. O que antes não fazia sentido para elas, talvez hoje faça. Esse método, por exemplo, “pode sobrecarregar nossa capacidade de entender o mundo, dificultando [ainda mais] a distinção entre ruído e sinal”, diz ele.

Quer saber mais sobre a nova gestão na era do imprevisível? Aproveite: assista à esta aula gratuita.

Ícone de um envelopeLogo StartSe

Receba nosso resumo diário com o que realmente importa!

Inovação e negócios em 5 minutos ou menos para que você não fique para trás

Carregando formulário...