Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Marco Legal da IA: texto preliminar é apresentado no Senado

Regulamentação da inteligência artificial será feita de forma conjunta, entre Câmara e Senado, e terá colaboração da sociedade

Marco Legal da IA: texto preliminar é apresentado no Senado

Marco Legal da IA: texto preliminar é apresentado no Senado

, conteúdo exclusivo

6 min

24 abr 2024

Atualizado: 24 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) do Senado recebeu nesta quarta-feira (24) o relatório preliminar, de autoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO), que trata da regulação da IA no país. 

O texto reúne pareceres sobre 10 projetos que tramitam sobre a temática na Casa. Entre eles, o PL 2.338/2023, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que cria o Marco Legal da Inteligência Artificial.

A intenção, segundo o senador Eduardo Gomes, é que o texto final seja apresentado até a reunião da cúpula do G20, que está marcada para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro. O parlamentar destacou a importância da regulamentação da IA como política de estado e de Congresso, e de que haja consenso nas decisões.

"O mundo inteiro não só discute, mas também tem avançado na regulação e no desenvolvimento de IA. O Brasil não vai ficar para trás e nós, do Parlamento, devemos fazer a nossa parte. Além de assinarmos documentos internacionais, como a recente Resolução das Nações Unidas e, antes, da Unesco, sobre IA, temos que fazer nosso dever de casa. Em ano de G20, temos que ser exemplo", disse o senador.

Texto colaborativo

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), ressaltou que o texto final será feito de forma colaborativa, e apresentado após a análise de todas as sugestões enviadas por desenvolvedores, juristas e profissionais de IA em geral. O prazo final para envio das colaborações será, a princípio, até o dia 8 de maio. Depois disso, será dado início ao prazo regimental, com votação e encaminhamento à Câmara em comum acordo.

Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, disse que esse esforço conjunto do Congresso para a elaboração de um marco regulatório é fundamental para atrair investimentos privados nacionais e internacionais. Ele reforçou que é preciso haver um esforço coletivo, das duas Casas, para que o tema seja debatido de forma apartidária, e com a participação do Executivo e do Judiciário.

"Nós queremos investidores internacionais querendo investir em inteligência artificial no nosso país. Queremos multiplicar as novas experiências de atores econômicos, de startups, de pequenas, médias e grandes empresas. O Brasil tem tudo para construir um mercado forte com relação a isso", disse o ministro, destacando que é importante estabelecer as regras desse mercado, para que se tenha segurança jurídica.

O que diz o relatório

  • O texto destaca que o desenvolvimento, implementação e uso dos sistemas de inteligência artificial deve estar de acordo com os princípios democráticos e de respeito aos direitos humanos, com uso ético e responsável e em conformidade com a lei. 
     
  • Será criado um Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA). Esse sistema vai regulamentar, entre outros pontos, a inteligência artificial de alto risco, que será feita por meio de consulta pública.
     
  • Serão vedados os usos de IA que induzam as pessoas a se comportarem de forma prejudicial à sua saúde ou de terceiros, e que avaliem os traços de personalidade e histórico de indivíduos para avaliação de risco de crime ou reincidência. O texto proíbe ainda sistema de armas autônomas que não permitam controle humano significativo. 
     
  • O fornecedor ou operador de sistema de IA terá que reparar eventuais danos causados, seja de forma patrimonial, moral, individual ou coletivo, independentemente do grau de autonomia do sistema.

Leitura recomendada
Regulação da IA é um dos temas do IA Global, programa online em que você aprende com os experts dos principais polos IA do mundo. Participe!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!