Inicio

Artigos

Aulas

Cursos

Eventos

Em breve

Programas

Em breve

Podcasts

Em breve

Web Séries

Inicio

Artigos

Aulas

Cursos

Eventos

Em breve

Programas

Em breve

Podcasts

Em breve

Web Séries

article image

10 inovações dos últimos 100 anos que mudaram a sua vida

Entenda como a inovação transformou nossas vidas com esses exemplos que você certamente tem na sua vida.

Por Lucas Bicudo

Pense em uma pessoa que nasceu na década de 40 e viu em sua infância figuras como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck. Agora pense na loucura que foi para a cabeça dessa criança ter atingido sua juventude na década de 60, da contracultura, e sua fase adulta nos consequentes anos das décadas de 70, 80, 90 e século XXI.

Agora vá além e pense na cabeça dessa senhora, ou desse senhor, que hoje detém mais acesso a informação e conhecimento na palma da mão, em seu smartphone, do que talvez esses dois presidentes mencionados tenham adquirido em todas suas vidas.

Os últimos 100 anos representam o século das alterações mais drásticas em todos os âmbitos imagináveis da história da humanidade. Há uma incongruência imensurável de ideais e ideias entre uma pessoa que nasceu na década de 40 e uma pessoa que está vivendo sua adolescência agora – realmente a maior da história. Nunca se viu tantas alterações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas quanto no último século.

Provavelmente entre toda essa loucura, o que mais ficou latente e na cara e casa das pessoas foi o avanço industrial tecnológico dos últimos tempos. A inovação se tornou uma pauta constante e moveu o capitalismo além de fronteiras que três gerações atrás não conseguiriam sequer projetar. Inovação essa que até hoje é discutida e movimentada pelas mentes mais empreendedoras dos quatro cantos do mundo – principalmente no Vale do Silício, a região mais inovadora do mundo.

Confira uma lista com 10 dos momentos que podem ser considerados como disruptivos para a humanidade no último século:

1 – Model T, da Ford – 1908 

Em outubro de 1908, o primeiro Model T, da Ford, foi lançado em Detroit, Michigan, revolucionando a indústria automobilística e mudando o conceito de mobilidade urbana pra sempre. Pela primeira vez na história, um veículo pessoal se tornou acessível e mudou toda a relação do homem com a locomoção nas cidades. Em 1914, o carro já estava sendo produzindo em massa e em 1924, custava apenas US$ 260.

Henry Ford com um Model T ano 1921 (foto: divulgação/Ford)

2 – A penicilina, de Alexander Fleming – 1928 

Antes da penicilina, infecções e doenças – desde febre, até sífilis e gangrena – eram os maiores assassinos da sociedade. Parece ser inconcebível como uma simples coceira poderia levar um ser humano adulto à morte. Mas com a descoberta do cientista Alexander Fleming, a história da humanidade e da medicina foram completamente alteradas. Pela primeira vez, em 1928, foi criado o antibiótico.

3 – O primeiro homem no espaço – 1961

O cosmonauta Yuri Gagarin (foto: Creative Commons)

Em 1961, o cosmonauta soviético Iuri Gagarin se tornou o primeiro homem a conhecer o espaço. Sua viagem para além de nossa atmosfera, em plena Guerra Fria, criou uma nova era de investimentos espaciais. Mordidos pelo sucesso russo, os Estados Unidos redobraram todos seus esforços para dar o próximo passo e enviar o homem à lua. Da corrida espacial surgiu a comunicação via satélite, que mudaria completamente a forma como as pessoas iriam se comunicar a partir dali.

4 – O computador pessoal da Xerox – 1972

O computador pessoal foi popularizado pelo Apple I e Apple II, na década de 70. Mas antes disso, a Xerox criou o Xerox Alto, que já possui conexão de ethernet (permitindo criar a internet), e-mail, imprimia, tinha interface gráfica. Altamente revolucionário. Embora a Xerox não tenha dado sequência ao Alto, suas ideias (desenvolvidas no Parc) Hoje, os computadores são a principal ferramenta de trabalho do mundo e geraram indústria riquíssima de software.

5 – O primeiro walkman da Sony – 1979 

Sony Walkman de 1979 (foto: divulgação/Sony)

Lançado em 1979, o primeiro Walkman da Sony transformou o jeito com que as pessoas escutavam e consumiam a indústria da música. Seu design era compacto e tratava-se de um aparelho esteticamente prazeroso, portátil e popular, com mais de 200 milhões de unidades vendidas. A música não estava mais restrita aos ambientes privados e internos. As pessoas agora podiam ouvir seus artistas preferidos enquanto corriam na academia.

6 – A internet, de Sir Tim Berners-Lee – 1989 

Em 1989, o Sir Tim Berners Lee inventou o sistema de intercomunicação e conexão entre computadores, que mudaria o mundo de uma forma avassaladora, chamado world wide web, a internet como conhecemos (embora já existissem algumas coisas). Se não fosse por esse senhor, nós não estaríamos aqui. Isso responde muita coisa.

7 – A ovelha Dolly, primeiro clone mamífero da história – 1996 

Em 1996, a ovelha Dolly apareceu pela primeira vez na televisão de todas as pessoas e virou notícia mundial. Foi o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta na história.

8 – O primeiro Apple iPod – 2001

Se o Walkman foi disruptivo para a indústria da música lá em 1979, o iPod talvez teve o mesmo impacto em 2001. O lançamento da Apple mudou toda forma como se era consumida a música. Com o iPod, as pessoas eram agora capazes de baixarem suas músicas e copiá-las de um CD específico, diretamente para o seu computador e consequentemente para seu aparelho.

9 – Apple iPhone – 2007 

a primeira geração do Apple iPod (foto: divulgação)

Já fazem quase 10 anos desde que os smartphones foram inseridos em nossas vidas. Você consegue lembrar dela sem eles? Fica meio difícil, já que essa disrupção significou a sintetização de todas as tecnologias que foram desenvolvidas até então. Hoje temos tudo em nossos bolsos, na palma de nossas mãos. Lembra do papo de que hoje uma pessoa tem mais acesso ao conhecimento e informação do que os grandes presidentes do século passado?

10 – Membros biônicos – 2013 

Após perder sua mão esquerda em um acidente, Dane Dennis Aabo Sørensen, de 36 anos, se tornou o primeiro amputado a sentir textura e sensações usando um membro prostético. De acordo com a École polytechnique fédérale de Lausanne e Scuola Superiore Sant’Anna, as instituições por detrás do desenvolvimento da tecnologia, a prótese usada em Dane foi ligada cirurgicamente com os nervos de sua parte superior do braço, o que o possibilitou a ter novamente a sensibilidade na mão perdida.

O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.

Ícone de um envelopeLogo StartSe

Receba nosso resumo diário com o que realmente importa!

Inovação e negócios em 5 minutos ou menos para que você não fique para trás

Carregando formulário...