Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

article image

Hyperloop: transporte supersônico futurista avança no Brasil

Entenda o que é o hyperloop e quais são os planos deste meio de transporte no Sul do país

Por Tainá Freitas

Menos de 20 minutos: essa é a previsão de uma viagem de hyperloop de Porto Alegre a Caxias do Sul, de acordo com a HyperloopTT, empresa que busca viabilizar este meio de transporte ultrarrápido. Atualmente, esse trajeto é feito em cerca de duas horas de carro.

A previsão faz parte de um estudo de viabilidade feito em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul e a UFRGS. Juntas, as instituições analisaram como seriam os 30 anos de operação do transporte, incluindo um período de cinco anos para construção e implementação.

Estimativa de viagens no Sul do Brasil (foto: divulgação/HyperloopTT)

COMO FUNCIONA O HYPERLOOP?

O trajeto entre Caxias do Sul e Rio Grande do Sul poderia ser feito em 20 minutos seguindo a velocidade máxima de 835 km/h. O hyperloop é um transporte que carrega pessoas e/ou cargas em cápsulas, favorecidas pela levitação magnética.

A expectativa é que imãs presentes em túneis subterrâneos permitam a levitação das cápsulas e que, sem a interferência do vento, seja alcançada a velocidade supersônica. A iniciativa ainda não está em vigor e está em fase de ideação e prototipação ao redor do mundo.

 

QUEM ESTÁ INTERESSADO?

A HyperloopTT foi criada em 2013 e é uma das empresas líderes em pesquisas do setor. No entanto, há concorrentes: a Virgin Hyperloop, por exemplo. A companhia, antes chamada de “Hyperloop Technologies”, mudou de nome após receber aportes da Virgin Galactic, empresa de viagens espaciais de Richard Branson (que recentemente viajou ao espaço).

Elon Musk

Elon Musk, CEO da Tesla e fundador da SpaceX e The Boring Company (foto: Getty Images)

Elon Musk é um outro nome que está de olho no Hyperloop. O CEO da Tesla e SpaceX publicou um artigo em 2013 sobre a tecnologia. Entretanto, ele decidiu focar primeiro na The Boring Company, empresa de transporte em túneis, mas sem as cápsulas.

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O hyperloop nasce com a promessa de ter eficiência energética, atendendo à tendência mundial de eletrificação dos veículos de transporte. A iniciativa prevê a instalação de painéis solares para captura de luz solar, gerando energia renovável. A expectativa, no entanto, é que o projeto gere 3,6 vezes mais energia do que consome, de acordo com o estudo.

Ainda segundo o estudo feito com o Governo do Rio Grande do Sul e a UFRGS, o veículo poderá diminuir a emissão de carbono em 95 toneladas ao longo de 30 anos.

Projeção de funcionamento do Hyperloop com instalação de painéis solares (Foto: divulgação/HyperloopTT)

QUANTO CUSTA?

A projeção de custo de implementação e operação do sistema no período analisado é de US$ 7,71 bilhões. O projeto se tornaria lucrativo em 14 anos sem subsídio do governo e com geração de 50 mil empregos voltados à construção.

 

QUANDO SE TORNARÁ UMA REALIDADE?

Essa é uma das perguntas mais relevantes sobre o assunto. Isso porque o hyperloop é um projeto estudado há alguns anos, mas que ainda não tem previsão de operação em pequena ou larga escala, devido a complexidade do projeto.

A HyperloopTT abriu, em 2017, um centro de pesquisa e desenvolvimento em Toulouse, na França. Atualmente, a companhia está realizando testes de segurança e viabilidade do sistema. 

Já existem, no entanto, parceiros interessados em tornar a expectativa uma realidade: a empresa fez, em 2018, um acordo com a Aldar Properties para construção do primeiro sistema comercial de hyperloop, previsto para Abu Dhabi.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Ícone de um envelopeLogo StartSe

Receba nosso resumo diário com o que realmente importa!

Inovação e negócios em 5 minutos ou menos para que você não fique para trás

Carregando formulário...