Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

article image

Contajá - contabilidade com tecnologia e agilidade

Na busca por modernizar um segmento ainda preso em soluções tradicionais - o de contabilidade - a Contajá encontrou na tecnologia um diferencial competitivo para garantir agilidade aos processos. Conheça a startup e entenda o mercado.

Por Victor Marques

A contabilidade representa uma grande dor para o empreendedor brasileiro, a burocracia - inerente a quase todos os processos de uma empresa - é um entrave na execução dos negócios, especialmente para pequenas e médias empresas, que não possuem recursos suficientes para estruturar um setor contábil interno, tendo que recorrer a escritórios tradicionais de contabilidade - caros e pouco ágeis - ou startups que entregam os serviços de maneira mais barata, mas pecam em atendimento e velocidade para atender as demandas.

Qualquer empresa no Brasil, que não seja MEI (microempreendedor individual), é obrigada por lei a ter um contador, sendo, portanto, um serviço essencial para todas elas. São mais de 1,4 milhões de micro e pequenas empresas no país, que sofrem diariamente para atender às demandas contábeis e fiscais.

Enquanto os escritórios tradicionais de contabilidade ainda dominam grande parte desse mercado - resultado da forma como o mercado foi estabelecido, quando essa era a única opção - ainda possuem inúmeras dificuldades para atender às expectativas das empresas: os processos são manuais, com pouca tecnologia e valores elevados. Como consequência, estão em tendência de queda dessa dominância, perdendo espaço para startups que entregam serviços por valores inferiores e de forma mais ágil.

Enquanto a maioria dos chamados "escritórios de contabilidade online" são apenas isso, um escritório que oferece seus serviços através da internet, utilizando pouca tecnologia, com baixa escalabilidade do negócio e em tendência de crescimento apenas por não ter limitação geográfica de atendimento, uma startup vêm se destacando no setor: a Contajá - uma plataforma com soluções contábeis, regulatórias e tributárias - para micro e pequenas empresas que possui escalabilidade e usa tecnologia - de verdade - para agilizar sua operação.

A CONTAJÁ

A Contajá resolve diversos problemas encontrados em escritórios tradicionais e online: os altos custos são substituídos por uma assinatura anual com valor até 90% inferior ao dos concorrentes, a burocracia é solucionada pelo uso de tecnologia que orquestra a comunicação com órgãos públicos e de registro e a indisponibilidade de informações é resolvida através do tratamento das informações para possibilitar o planejamento financeiro do negócio.

Das 1,4 milhões de micro e pequenas empresas prestadoras de serviços apenas 1% contrata os serviços de startups que oferecem um escritório de contabilidade online, sendo um mercado com vasta oportunidade para conquistar clientes presos a um modelo antiquado, representado pelos escritórios tradicionais.

Enquanto as concorrentes como Contabilizei, Conube e Agilize dividem esse mercado com a Contajá, a startup já apresenta vantagens competitivas que explicam seu crescimento acelerado. A principal delas: agilidade. Enquanto as concorrentes ainda utilizam pouca tecnologia em seus processos, a Contajá aplica sua tecnologia para entregar rapidez: enquanto as concorrentes oferecem abertura de uma empresa e emissão de notas fiscais em um prazo de 30 dias, a Contajá oferece o mesmo serviço em 72h!

A tecnologia e agilidade da Contajá está atraindo dezenas de novos clientes mensalmente. (Foto: Contajá/Divulgação).

DIFERENCIAIS

É nessa busca pela agilidade e escalabilidade que a Contajá se destaca das concorrentes, oferecendo processos automatizados que possibilitam o processamento robótico - completamente escalável - das informações sem a necessidade de pessoas. O robô preenche as informações em órgãos públicos, anexa documentos, processa as informações e acompanha a evolução dos pedidos em diferentes órgãos públicos.

A contabilidade nada mais é que uma esteira de processamento de informações, ao adicionar tecnologia ao processo e substituir tarefas repetitivas - realizadas por dezenas ou centenas de pessoas em um escritório tradicional - a Contajá é capaz de atender os 50 a 100 clientes novos que chegam mensalmente. Esse número representa a totalidade dos clientes de um escritório tradicional, sem tecnologia e escalabilidade seria impossível que a Contajá contasse com essa expansão agressiva da carteira de clientes.

A agilidade é o principal diferencial competitivo quando comparada a outros escritórios de contabilidade online, para um empreendedor que busca abrir um CNPJ, por exemplo, a velocidade é fator decisivo. Em geral, quando o empreendedor busca esse tipo de serviço, já está com um cliente aguardando a emissão de uma nota fiscal e a diferença entre 72h (o prazo da Contajá) e 30 dias (média de prazo das concorrentes), pode ser responsável por garantir a efetivação de um negócio ou a perda para uma concorrente.

Outra vantagem da Contajá é a especialização em alguns segmentos que possuem particularidades não atendidas por outras soluções, os principais são: dropshipping (revendedor que oferta e comercializa produtos que estão no estoque de um fornecedor), profissionais de TI e outros profissionais regulamentados, como engenheiros, médicos e dentistas.

De olho no crescimento da carteira de clientes, a startup já implementou um projeto-piloto em parceria com o QuintoAndar, que garante a indicação de funcionários PJ da startup - como os fotógrafos que fazem as fotos dos imóveis - para contratarem o serviço da Contajá. Com o projeto-piloto, a Contajá já planeja utilizar parcerias, com empresas/startups que possuam muitos prestadores de serviços no modelo Pessoa Jurídica, para amplificar as vendas através do modelo de atacado.

POR QUE IMPORTA?

Atendendo o mercado de pequenas e médias empresas e oferecendo agilidade como principal vantagem competitiva, a Contajá hoje conta com quase 900 clientes, sendo adicionados uma média de 70 empresas ao mês. Em agosto, a Contajá bateu o recorde de empresas novas contratando o serviço: mais de 100 em apenas 30 dias.

Através do modelo de assinatura, a Contajá garante receita recorrente, com menos de 1% de churn (porcentagem de usuários que deixam de assinar o serviço mensalmente). A startup tem forte crescimento em sua base de clientes, que saltou de 489 em 2020 para mais de 850 em 2021, um aumento de mais de 75%.

Para aprimorar ainda mais a plataforma, impulsionar as vendas e escalar a operação, a Contajá está buscando sócios através da CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe. Confira a oferta completa e faça parte dessa história.

A CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, permite que qualquer um tenha a oportunidade de investir em startups. Em seus dois anos, a CapTable já captou mais de R$ 32 milhões para mais de 30 startups. Recentemente, a plataforma teve seu primeiro exit com a aquisição do Alter pelo Méliuz, os investidores tiveram mais de 70% de valorização do investimento em nove meses. Cadastre-se e conheça as captações disponíveis.

Invista em startups com a CapTable

Ícone de um envelopeLogo StartSe

Receba nosso resumo diário com o que realmente importa!

Inovação e negócios em 5 minutos ou menos para que você não fique para trás

Carregando formulário...