Inicio

Artigos

Aulas

Cursos

Eventos

Em breve

Programas

Em breve

Podcasts

Em breve

Web Séries

Inicio

Artigos

Aulas

Cursos

Eventos

Em breve

Programas

Em breve

Podcasts

Em breve

Web Séries

article image

Como um fórum do Reddit influenciou o mercado de ações americano

Movimento online coordenado de consumidores conseguiu criar disrupção no modelo de investimento de Wall Street

Por Paulo Deitos

O mercado de ações é especulativo. Em geral, os preços das ações sofrem alterações de acordo com expectativas. Essa influência, no entanto, era reservada, até este acontecimento, aos investidores profissionais, hedge funds e agências de análise de performance.

Porém, recentemente um fórum online, o Reddit, conseguiu algo que não era previsto: unir forças em torno de um objetivo comum e influenciar o preço de ações de empresas que possuíam valores muito baixos de mercado — seja por estar em um mercado em declínio, ou por ter sofrido durante a pandemia. 

Com isso, além de multiplicar o capital investido em pouco tempo, o grupo conseguiu eliminar bilhões de hedge funds, levando-os à beira do colapso e despertando o escrutínio das agências reguladoras do mercado financeiro americano (como a SEC, Securities and Exchange Commission).

A tendência pode se replicar no mercado brasileiro, com isso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) já emitiu nota alegando que a atuação irregular de pessoas em mídias sociais, a fim de influenciar o comportamento de investidores pode caracterizar infrações administrativas e penais.

O que aconteceu?

O grupo focou seus esforços de compra massiva na GameStop (uma loja focada na venda de videogames e jogos, que já vinha sofrendo com a migração para compras online e sofreu fortemente na pandemia) e no AMC (rede de cinemas, com impactos óbvios por conta das regras de distanciamento social). Além delas, outras começam a sofrer impactos semelhantes (Nokia, Bed Bath & Beyond e Blackberry).

A primeira coisa a se entender é o porque essas empresas foram escolhidas: ao valorizar ações de companhias que ninguém previa que sofressem aumento significativo, criou-se um efeito que gerou prejuízo bilionário aos grandes investidores e fundos de investimento em ações.

O efeito negativo sobre os grandes fundos de investimento em ações ocorreu por causa da prática especulativa. Ou seja, ao identificar uma empresa em declínio, os investidores começam a apostar contra uma determinada empresa, esperando que o valor das ações caia.

Gamestop

Loja Gamestop nos EUA (foto: Getty)

A forma dessa aposta é uma prática chamada de shorting. Em resumo, o fundo pega as ações de uma empresa “emprestadas” e as vende ao preço de mercado atual. Quando as ações da companhia caem, o fundo as compra de volta por um preço inferior, sendo a diferença do valor que o fundo vendeu e o preço em que as comprou de volta o lucro da operação.

É uma operação arriscada, mas que os fundos se sentem confortáveis em fazer, já que apostam em empresas com pouca ou nenhuma chance de recuperar seu valor. A expectativa é de que o valor apenas caia, com pouca ou nenhuma valorização durante o período de venda e recompra das ações. O que os fundos de investimento não esperavam é que a influência de um grupo na internet pudesse fazer com que seus lucros desaparecessem e se tornassem em prejuízo.

O prejuízo foi concretizado porque aqueles que praticam o shorting possuem contratos que determinam esse prazo de recompra das ações. Desta maneira, apesar do fundo esperar recomprar por um valor inferior ao que vendeu, o que ocorreu foi que, por obrigatoriedade contratual, tiveram de comprar as ações por preços infinitamente superiores ao que foram vendidas.

Quais as intenções?

O que começou com o objetivo de balançar as estruturas do mercado de ações, dos investidores profissionais e de grandes fundos de investimento, se tornou uma bola de neve. O acontecido foi notícia em grandes veículos e redes sociais. Representantes políticos e até mesmo Elon Musk se manifestaram.

As mensagens no fórum dão a entender que as pessoas estão revoltadas com o fato de que poucos investidores controlam toda a narrativa do mercado. Além disso, possuem mais capital para investir e se veem como superiores aos pequenos investidores.

Dessa forma, os membros do grupo demonstraram ser capazes de gerar uma redistribuição de capital, através do poder de uma comunidade unida, colapsando o portfólio de grandes grupos de investimento.

Investimento através de plataformas pode gerar efeito similar

Essa influência causada por um grupo de investidores organizados é reflexo da força que movimentos coletivos podem ter na dinâmica do mercado financeiro. No investimento de risco, essa força da comunidade é demonstrada através de plataformas de investimento em startups, como a CapTable.

Qualquer pessoa pode investir através de plataformas e participar do ecossistema de inovação junto a um grupo de investidores, criando uma democratização da influência similar ao que era pretendido pela comunidade do Reddit.

Além disso, com o amadurecimento das plataformas de investimento, investidores anjo vêm cada vez mais se juntando à crescente comunidade de investidores da CapTable, aumentando a influência da modalidade de investimento no mercado de Venture Capital.

Ainda, o investimento em startups é uma forma saudável de participar de um mundo que era restrito a tickets maiores. O investimento em startups gera efeitos positivos para toda a cadeia empreendedora, apoiando bons negócios, gerando empregos e possibilitando aos investidores o acesso a ganhos exponenciais típicos dos investimentos em startups. Confira as ofertas disponíveis na CapTable.

 

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.