Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

5 tendências em inteligência artificial

Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina, conta quais são as tecnologias para transformar o futuro próximo.

5 tendências em inteligência artificial

Inteligência Artificial (Foto: Pexels)

, jornalista

6 min

29 mar 2021

Atualizado: 8 mar 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Cidades inteligentes, inteligência artificial (IA) por comando de voz, reconhecimento de imagem médica e muitos, muitos dados processados

Essas são algumas tendências da tecnologia, segundo Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina — empresa que oferece Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico) —, que serão comentadas durante o GTC21, conferência realizada pela companhia entre os dias 12 e 16 de abril. 

O evento contará com cerca de 100 mil desenvolvedores, líderes de negócios e profissionais de TI focados em infraestrutura de data center. 

Alguns participantes confirmados são Girish Bablani, vice-presidente corporativo da Microsoft Azur, John Bowman, diretor de Ciência dos Dados do Walmart e Soumith Chintala, engenheiro de pesquisas do Facebook

“O telespectador vai encontrar mais de 1300 apresentações que são das equipes da NVIDIA, de clientes e de parceiros”, diz Aguiar. 

Em entrevista à StartSe Aguiar conta algumas tendências de inteligência artificial e computação acelerada para transformar o futuro próximo (ou seria o agora?). Confira: 

Cidade inteligente (Foto: AerialPerspective Works via Getty Images)

CIDADES INTELIGENTES

Quando o assunto é cidade inteligente — com regiões mais sustentáveis, boa infraestrutura e serviços públicos para os moradores — a inteligência artificial está a todo vapor. 

É possível analisar dados em tempo real de acidentes, motoristas perigosos, pistas bloqueadas e trânsito, e até prever desastres naturais. “Os veículos autônomos também são tendências nas cidades inteligentes”, afirma Aguiar. Quer entender mais sobre tecnologias emergentes? Assista a aula gratuita sobre o tema.

Realidade Aumentada, tecnologia (Foto: Pexels)

REUNIÕES ONLINE

“Plataformas virtuais com colaboração virtual é uma das tendências quando o assunto é reunião do futuro", afirma o executivo. Segundo ele, a realidade aumentada vai fazer parte dos escritórios em todo o mundo. “As decisões serão tomadas em tempo real com as equipes usando óculos virtual”, diz o executivo. 

SAÚDE 

Os hospitais inteligentes usam tecnologias para ajudar a identificar quadros de saúde dos pacientes e até gerenciamento de EPI (Equipamento de Proteção Individual). “A NVIDIA Clara, por exemplo, ajuda no reconhecimento de imagem médica. Ajuda o radiologista a analisar uma imagem, pois [a tecnologia] é capaz de identificar possíveis agravamentos de saúde do paciente com base no laudo. Mas vale lembrar: a análise final quem faz é o médico", diz o executivo. Além disso, a tecnologia ajuda a monitorar a temperatura do paciente e o quadro geral de saúde.

SERVIÇOS FINANCEIROS

“As áreas financeiras e principalmente as fintechs começam a olhar com mais carinho para entender melhor como elas podem usar dados em GPU”, afirma Aguiar. Segundo ele, as instituições financeiras estão adotando a tecnologia para oferecer serviços mais inteligentes e seguros. “As soluções de IA com GPU podem centralizar dados para gerar insights mais profundos e reduzir as tarefas de rotina dos funcionários com automação", diz. Desta forma, os cálculos de risco, detecção de fraude e atendimento ao cliente se tornam mais precisos. 


VAREJO E LOGÍSTICA

No varejo, a inteligência artificial é capaz de oferecer melhor experiência para o cliente. Seja durante o atendimento por meio de comando de voz e chatbot até o chek-out inteligente. "A análise inteligente de vídeo (IVA) está ajudando varejistas a entender as preferências dos compradores e otimizar o layout de suas lojas para uma melhor experiência in loco”, diz o executivo. A tecnologia também é capaz de identificar quando é o momento exato do consumidor fazer uma nova compra (por exemplo: ele comprou um sabão em pó, mas está acabando. A análise da tecnologia é capaz de avisá-lo o momento exato de fazer uma nova compra — ou até programar para recebê-la em casa sem precisar fazer o pedido a cada final de ciclo do item). 

Já nos depósitos e galpões de logística, a inteligência artificial com tecnologia de GPUs permite gerenciar de forma remota o estoque. 

LEITURA RECOMENDADA

Conheça a imersão fechada para lideranças que desejam levar negócios e organizações para o próximo nível com soluções avançadas em gestão e ferramentas IA, na prática. Saiba mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!